2016

ECAT FORTALECE O DEBATE DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO

Ecat 2016@Larissa Masuda (1)

Cerca de 120 pessoas prestigiaram a segunda edição do Encontro de Comunicação do Alto Tietê (Ecat), realizado no último sábado (9), na Escola Estadual Dr. Washington Luís, em Mogi das Cruzes. Durante todo o dia, profissionais e estudantes de Comunicação puderam refletir sobre a realidade da comunicação regional, como era a proposta do tema deste ano. O evento foi aberto com a apresentação do resultado da pesquisa sobre o mercado regional, que já disponível no site do evento (www.ecatoficial.com.br/pesquisa).

Para a jornalista Cristina Gomes, secretária de Comunicação de Ferraz de Vasconcelos, que participou da mesa de abertura, um dado a surpreendeu. “Eu trabalhei por muito tempo em redação e os números não foram surpresa, exceto um que já vinha se mostrando, que os jornalistas estão saindo das redações para as assessorias, seja para trabalhar em algum lugar ou para montar a sua assessoria”, destacou.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Agnes Arruda, e a diretora da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), Maria Teresa Arbulu, completaram a mesa, que foi mediada pelo jornalista Delcimar Ferreira, integrante da comissão organizadora do evento. Maria Teresa destacou as mudanças do mercado com o surgimento de novas frentes de trabalho na “indústria da comunicação”, e o grande potencial do setor em Mogi e região.

Ecat 2016@Larissa Masuda (2)

O primeiro painel debateu “Estratégias de comunicação em redes sociais”, com a presença dos publicitários Fernando Martins, sócio-diretor da F Martins, e Gabriel Cecílio, sócio-fundador da Ahead MKT e especialista em marketing político. O mediador foi o professor Guillermo Gumucio, da UMC, curador do projeto Mimese: Cineclube. “É muito importante refletir sobre situações que não são tão óbvias, e que esta nova safra de profissionais que está vindo não seja apenas executora, mas que realmente pense a Comunicação”, destacou Gabriel, que falou sobre a formação da opinião pública no ambiente digital.

Ecat 2016@Larissa Masuda (3)

O jornalista Chico Ornellas, com mais de 50 anos de carreira, compartilhou sua experiência no segundo painel, “Para onde caminham as redações?”. Ao seu lado, Simone Leone, assessora de Imprensa da Faculdade Piaget, com mais de 20 anos dedicados às redações. “Foi um painel bacana, porque assim como disse o Ornellas, o jornalismo é uma profissão apaixonante. Ainda temos muito o que discuitr, mas este painel trouxe algumas indagações importantes sobre o jornalismo que a gente quer e para onde ele caminha”, afirmou. O professor Elizeu Silva, da UMC, mediou o debate.

Outro destaque do evento foram as oficinas de Design Gráfico, Jornalismo de Dados, Publicidade, Webrádio e Fotografia. Todas ministradas por experientes profissionais da região, em especial, com a presença do fotógrafo Werther Santana, do jornal O Estado de S. Paulo, vencedor do Prêmio Arfoc-SP/Canon de Fotojornalismo 2016.

Fotos: Larissa Masuda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s