oficinas

EXPERIENTES PROFISSIONAIS REALIZAM OFICINAS NO ECAT 2016

Ruy Guanaes (Publicidade) e Wanderley Costa (Fotografia) vão conduzir oficinas
Ruy Guanaes (Publicidade) e Wanderley Costa (Fotografia) vão conduzir oficinas

O fortalecimento do debate sobre a comunicação regional e o estímulo da busca por novos aprendizados são objetivos do Encontro de Comunicação do Alto Tietê (ECAT), que chega a sua segunda edição neste sábado (9). Além dos painéis com experientes profissionais, os participantes contarão com oficinas de Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo de Dados, Publicidade e Webrádio. A Escola Estadual Dr. Washington Luis, no centro de Mogi, recebe o evento das 8h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://www.ecatoficial.com.br.

As oficinas começarão às 14 horas, e cada atividade terá duração de duas horas. No momento do credenciamento, a partir das 8h30, o participante escolherá de qual oficina deseja participar, com o limite de 30 vagas para cada uma.

Ayl MarquesEm Webradio, por exemplo, os inscritos poderão saber mais sobre a migração do rádio para o meio online, que a cada dia ganha mais ouvintes. Ayl Marques, radialista com mais de 25 anos de experiência, vai apresentar na prática como funcionam essas transmissões. Atualmente, ele trabalha em transmissões esportivas pela Rádio ConectCar SP/Rio e é proprietário da Rádio Web Feras da Bola.

Jamile Santana falará sobre Jornalismo de Dados

 

A jornalista Jamile Santana destacará o Jornalismo de Dados, mostrando as ferramentas disponíveis e exemplos bem-sucedidos de visualização de dados abertos. Formada em Jornalismo, ela possui especialização em Transparência e Investigação – Jornalismo com Informações Públicas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Jornalismo de Dados pela Escola de Dados e Open Knowledge Brasil.

Destaque também para Ruy Guanaes, que vai trazer novidades da Publicidade. No mercado desde 1995, o publicitário tem especialização em Direção de Arte, Gestão de Projetos, Mídia, Administração de Empresas, entre outras. Guanaes passou por empresas de estamparia, gráficas e agências de publicidade. Atualmente é o proprietário da Rugus Comunicação e sócio-diretor da Mobile Info Sistemas, ambas em Suzano.

A fotografia, por sua vez, tem um papel fundamental seja qual for a área da comunicação, e também será foco de uma das oficinas, comandada por um time de peso. Wanderley Costa. Com ampla experiência como repórter fotográfico em jornais e assessorias de Imprensa, atualmente atua na Secretaria de Comunicação (Secom) de Poá e é professor de Fotografia no Studio Márcia Belarmino. Costa deverá contar com a presença de outros profissionais da região e de São Paulo.

12966139_1264291010266625_136584469_nWerther Santana faz parte do seleto time da equipe de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo.
Dia 4 de abril, Werther ganhou o  Prêmio ARFOC-SP | CANON de Fotojornalismo 2015. A foto foi feita quando a Polícia Militar de São Paulo cumpria reintegração de posse da comunidade Nelson Mandela, em Osasco (SP), às margens do Rodoanel. A imagem da mulher desesperada vendo seu barraco pegando fogo levou o Prêmio ARFOC-SP | CANON de Fotojornalismo 2015 na categoria principal: Foto do Ano. O registro, chamado por “Sonho em Chamas”, foi feito por Werther Santana em julho do ano passado.

Fernando Nascimento
Fernando Nascimento, já tem 20 anos de atuação profissional como fotógrafo, sendo 15 apenas na área de fotojornalismo. Já passou por diversas agências e empresas e assessorias de São Paulo e região. Hoje trabalha fazendo serviços freelancer, para o portal de notícias G1 e do esportivo Globoesporte.com, ambos do Grupo Globo de Comunicação.

12969407_1264290996933293_550079785_nJulien Pereira, graduado em jornalismo e especializado em fotojornalismo. Desenvolve trabalhos nas áreas de assessoria de imprensa pública e privada, e também como freelance para agência Fotoarena de comunicação, onde teve a oportunidade de participar de eventos como o São Paulo Fashion Week, Rock in Rio 2011 e Suzuki Off Road. Atualmente trabalha na Prefeitura de Poá e é sócio-diretor no site Foto Tietê. Diversas fotos feitas por ele foram publicadas em grandes jornais nacionais e conceituados portais de notícias na internet, como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, IG, Terra e UOL e também revistas segmentadas.

 

12957250_1264291016933291_65422664_nAdilson Santos, atualmente é responsável pela Agência Ângulo Produções, e diretor Executivo da ABME-SP (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Fotografou para diversas mídias evangélicas, e teve fotos publicadas em alguns jornais da região do Alto Tietê, entre eles: Diário de Suzano – Gazeta Popular – Comarca de Poá – Novo Milênio – Notícias de Poá – Mogi News/Diário do Alto Tietê – News Time – Diário 4 Cidades – Diário do Município e Novo São Paulo. Teve também material publicado no jornal Diário Popular.

 

Hommer2A oficina de Design Gráfico será dada pelo experiente Rafael Gonzales, conhecido como Hommer, especialista em projetos editoriais. Antes mesmo de se formar Design Gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), já atuava nas artes gráficas, sendo responsável por projetos inovadores como o que foi implantado pelo Mogi News, em 2009, e a revista Ponto A, que circulou entre março de 2013 e agosto de 2014. Hommer também tem se dedicado à fotografia, e tem construído uma carreira em agências de publicidade, com passagem pela F Martins, e atualmente na RP Propaganda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s