Resumo 2015

PAINEL DESTACA NECESSIDADE DE NOVO PROFISSIONAL

Xavier (Unesp), Miriam (UMC) e Castelani (Agora SP) discutiram o mercado de trabalho
Xavier (Unesp), Miriam (UMC) e Castelani (Agora SP) discutiram o mercado de trabalho

Katia Brito

A chegada ao mercado de trabalho foi o tema do segundo painel da primeira edição do Encontro de Comunicação do Alto Tietê, realizado no último sábado no auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Com a mediação da professora da UMC Miriam Sugahara, participaram do painel o professor e chefe do Departamento de Comunicação da Unesp/Bauru, Juarez Xavier, e o jornalista do Agora SP, Clayton Castelani.

Para Xavier, atualmente o problema não está em chegar ao mercado, mas em como isso ocorre. “A universidade despolitizou, eliminou a chama do inquietador propositivo, deixamos de ter o profissional que observa, questiona, apresenta possibilidades”, avaliou.

Ele destacou, ainda, que o Jornalismo surgiu com um forte valor de uso para a construção da cidadania e, com o tempo, foi substituído pe

lo valor de troca. E as redações perderam seu valor como local de produção de conhecimento. “Não está em crise a Comunicação e o Jornalismo, mas, sim o modelo de negocio criado no século XIX incapaz de pensar no futuro”.

A falta de uma análise crítica e de reportagens de grande revelância foi apontada por Castelani, durante sua apresentação. “A fiscalização que o jornalismo deveria fazer de certo modo do poder público perde lugar para assuntos que despertam interesse como celebridades. A notícia é tratada como entretenimento e o jornalismo entra como suporte”. O jornalista destacou que é preciso separar o que é interesse público e o que é interesse do público.

“O mercado local precisa pensar na questão da sustentabilidade da produção de conteúdo, porque ela é muito prejudicada pela fragilidade econômica dos veículos. Parece desanimador mas é uma realidade que pode ou não ser alterada. Estão aí vocês e os professores para pensarem em novos caminhos”, instigou Castelani.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s