Uncategorized

NOVAS TECNOLOGIAS TRAZEM NOVAS OPORTUNIDADES

Marina (Pública) e André Rosa da Tracto mostraram uso da tecnologia na produção de conteúdo
Marina (Pública) e Rosa da Tracto mostraram uso da tecnologia na produção de conteúdo

Katia Brito

A ascensão das novas tecnologias e das mídias sociais com novas oportunidades para a Comunicação foi o tema do quarto e último painel do Encontro de Comunicação do Alto Tietê, realizado no último sábado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Em destaque o papel dos veículos independentes e a abertura de um novo mercado para a publicidade. O painel foi mediado pelo professor da UMC, Fabio Inoue, e contou com a participação dos jornalistas Marina Dias, da Agência Pública, e André Rosa, que também é professor universitário e colaborador da Tracto.

Marina apresentou a Agência Pública e seus diferenciais, apostando em um jornalismo de grandes reportagens, sem fins lucrativos, com foco no interesse público e nos direitos humanos. Ela aprovou a iniciativa do evento. “Fiquei muito surpresa por ser um evento organizado por profissionais de comunicação. Isso é incrível e necessário. Sempre que perguntam para nós da Pública o que achamos do futuro do Jornalismo, achamos que são os jornalistas, os repórteres. A Pública acredita muito no repórter e acredita no repórter se organizando e fazendo as coisas acontecerem”, destacou. Conheça mais sobre a iniciativa no site apublica.org.

Para André, repensar as práticas da profissão é importante para o desenvolvimento do setor. “É uma iniciativa muito interessante, reunir um grupo de profissionais e estudantes para avaliar e repensar um pouco as nossas práticas. Qualquer um de nós sai de um encontro como este com outras perspectivas”, avaliou.

Futuro

A migração para o digital, segundo o jornalista, é inevitável e as empresas e os profissionais precisam se preparar para isso. “O digital tem um peso muito forte hoje, mas não dá para dizer que outros formatos, outras plataformas simplesmente vão morrer. Qualquer veículo de notícia precisa ter a preocupação de lidar com a informação, de se posicionar corretamente”, destacou.

O advento digital também é um impulso a mais para a publicidade, segundo Fabio Inoue, que também é publicitário. Ele encerrou o painel afirmando que ainda há um grande mercado a ser desbravado. “Acho que não conseguimos enxergar nem 20% das possibilidades. É preciso ficar de olho, sempre surge uma nova linguagem, uma nova rede social, uma nova modalidade de negócio online, que talvez não seja adequada ao seu cliente, mas só vamos saber acompanhando. Aqueles que souberem navegar por esse mar digital com certeza vão ter um grande futuro”, concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s