Resumo 2015

ECAT REÚNE CENTENAS DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Painéis da manhã trataram dos negócios e do mercado de trabalho - Foto: Suéller Costa
Painéis da manhã trataram dos negócios e do mercado de trabalho – Foto: Suéller Costa

A fase pela qual passa a comunicação e o futuro dela na região, no Brasil e no mundo foram amplamente discutidos na primeira edição do Encontro de Comunicação do Alto Tietê (ECAT), realizada no dia 14 de março, no Auditório Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

O evento, que teve como tema “Novos Olhares para a Comunicação Regional”, começou às 9 horas e se encerrou por volta das 18 horas. Durante este período, foram realizados quatro painéis, dois de manhã e dois à tarde, todos comandados por grandes nomes do jornalismo, da publicidade e propaganda, do marketing, da fotografia e da área de tecnologia. Os da manhã foram “Negócios da Comunicação” e “Cheguei ao mercado de trabalho, e agora?”. O primeiro foi mediado por Fábio Castilho, professor da UMC, e contou com a participação dos palestrantes Francisco Belda, membro do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Ruy Guanaes, da Rugus Comunicação, e Rafael Lazzaro, da Phoenix Publicidade.

Eles falaram sobre o que de fato movimenta financeiramente os órgãos de comunicação e o que pode ser rentável e interessante para os profissionais envolvidos no setor. Eles responderam às perguntas da plateia, que quis saber, principalmente, sobre a relação entre os investimentos e o conteúdo dos veículos.

Já o segundo tratou sobre como os profissionais devem chegar e se manter no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente. Também foi tratada a questão das mudanças pelas quais passa a comunicação, em especial, a mídia impressa. O tema foi explanado pelos experientes jornalistas Juarez Xavier, chefe do Departamento de Comunicação Social da Unesp de Bauru, e Clayton Castelani, do jornal Agora SP, com passagens pelo Diário de Suzano, Mogi News, Diário do Alto Tietê, G1 e EPTV.

Após um “coffee break”, foi a vez dos grupos de discussão, que foram divididos por temas (Jornalismo Impresso, TV e Digital, Rádio, Assessoria de Imprensa e Publicidade).

“Eu acredito que para uma primeira edição conseguimos corresponder às expectativas. Trouxemos palestrantes de alto nível e as discussões entre estudantes de comunicação e profissionais proporcionaram bons debates sobre as diversas áreas de interesse. Isso nos motiva a dar continuidade ao projeto”, avalia o jornalista Delcimar Ferreira, um dos organizadores do ECAT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s